[Sumário]
1. O Princípio de Tudo.
2. Obtendo seus .exe
3. Instalando e trabalhando o seu Banco de Dados
4. Instalando e utilizando o No-IP
5. Configurando a pasta conf
6. Configurando a pasta db
7. Configurando a pasta npc
8. Links para o emulador'
9. Como entrar no server
[Capítulo 1] - O Princípio de Tudo -
Aconselho a ler este tutorial todo primeiro antes de fazer qualquer coisa, só depois de lido uma vez, você começa a trabalhar. =)
Vertrigo - http://baixaki.ig.com.br/download/vertrigoserv.htm
[Capítulo 2] - Obtendo seus .exe -
Lyko ~ XRay Packetver 9
Lyko ~ http://www.mediafire.com/?nycy0gd4d2h
[Capítulo 3] - Instalando e trabalhando o seu Banco de Dados -
Para utilizar o Banco de Dados você precisa baixar o Vertrigo, dado no primeiro capítulo deste tutorial. Não há mistérios na instalação, é só apertar Next x). No final haverá uma tela assim:
Após instalado, abra seu browser e digite: cPanel
Deverá aparecer esta tela:
Imagem reduzida 50% do seu tamanho original [ 1024 x 768 ]
Clique no phpMyAdmin e irá pedir usuário e senha. Usuário e senha padrão são:
usuário: root
senha: vertrigo
No campo Cria novo banco de dados, escreva ragnarok e clique em Cria:
Feito isso irá ser criado o novo banco de dados chamado ragnarok, e irá aparecer no menu em drop down do lado esquerdo do seu navegador:
Clique no botãozinho marcado na imagem abaixo, e irá aparecer uma nova janela:
Clique em Import files como na segunda imagem acima. Clique em Arquivo..., e vá até o diretório do seu emulador e procure por: Sql-files/main.sql, e clique em Executa.
Caso dê algum erro, no menu Banco de Dados, selecione (Banco de Dados)... ou clique na casinha de Principal, depois volte ao banco de dados ragnarok e execute novamente o arquivo na janelinha.
Se tudo der certo irá aparecer do lado esquerdo várias tabelas. Dentre elas você encontrará a login. Clique nela. Clique em Visualiza como na imagem.
Imagem reduzida 96% do seu tamanho original [ 530 x 74 ]
Quando você criar seu personagem, irá aparecer lá mais uma linha com as informações dele. Para mudar seu nível de GM clique no lápis
Vá no campo level, e coloque lá o que você quiser.
[Capítulo 4] - Instalando e Utilizando o No-IP -
Eu imagino que a essa altura do campeonato você já deva ter baixado o No-IP... não? Vai lá e baixa! =P
Antes de instalar o programa vamos criar um registro no No-IP, pra colocar no seu servidor.
Mas afinal, pra que serve esse bendito No-IP?
Para redirecionar o seu IP, seja qual for, pra um nome só, que seria um nome de um host. Caso seu IP for dinâmico, e ficar mudando, o No-IP lhe será muito útil, pois a toda modificação você teria que disponibilizar seu novo IP pros jogadores entrarem. Além do quê, é mais fácil lembrar.
Então vamos entrar no site No-IP - http://www.no-ip.com/ Na página que abrir, na barra de cima terá escrito Sign-up Now!:
Imagem reduzida 71% do seu tamanho original [ 716 x 79 ]
Agora irá aparecer um formulário para ser preenchido. Coloque todas as informações pedidas, lembrando que o e-mail tem que ser verdadeiro, pois irá pedir uma confirmação de cadastro, que irá junto ao e-mail que eles irão lhe mandar.
No final da página já com tudo preenchido, clique em I Accept. Create My Account e vamos para a próxima página.
Do lado esquerdo da página que se abriu, localize o link Add, dentro do campo Hosts/Redirects:
Agora em Add a Host, preencha só o campo Hostname: e escolha um domínio pro seu ip. Aconselho a escolher um que tenha no-ip. - por ser mais fácil de lembrar!
Instalando
Execute o ducsetup.exe, pra instalar ele você precisa estar online, pra continuar com a instalação.
Aperte Next. Escolha o local a ser instalado, deixe tudo como está e aperta novamente Next, e novamente Next e então Finish. Leia o Readme se quiser, então irá aparecer uma janela pra configurar:
Coloque o e-mail e a senha que você cadastrou. Então irá aparecer esta janela:
Clique na caixinha e irá aparecer esta
Pronto, No-IP atualizado.
[Capítulo 5] - Configurando a pasta conf -
Como o nome já diz, na pasta conf, estão quase todas as configurações do jogo, as extensões dos arquivos são .CONF, você clica com o terceiro botão, clica em Abrir com, e escolhe algum editor de textos, como bloco de notas, ou mais recomendável, Notepad++. Nos arquivos tem dezenas de configurações, mas vou destacar apenas algumas, as mais mexidas entre os usuários. Geralmente as configuração são "setadas" por, 1 e 0, yes e no, ou porcentagens e rate... 1 ativa, 0 desativa, e assim por diante. Tem outros que pede soma daquilo que você quer, como veremos mais adiante, e outro que dão os números das opções. Recomendo que leia todas as opções, pois como já dito, não vou colocá-las aqui.
Começando por dentro, vamos para a pasta battle, e abrimos o arquivo:
- battle.conf
A configuração mais importante dele é a última.
QUOTE
// Are arrows/ammo consumed when used on a bow/gun?
// 0 = No
// 1 = Yes
// 2 = Yes even for skills that do not specify arrow consumption when said
// skill is weapon-based and used with ranged weapons (auto-guesses which
// skills should consume ammo when it's acquired via a card or plagiarize)
arrow_decrement: 1
Aqui você decide se quer que flechas e munições sejam gastar ou não quando usadas.
Se colocar 0, elas não irão ser usadas. Se colocar 1, irão ser usadas. Se colocar 2, irão ser usadas também para habilidades que não requerem o uso delas.
- client.conf
QUOTE
// Números válidos de cores e estilos de cabelos
min_hair_style: 0
max_hair_style: 23
min_hair_color: 0
max_hair_color: 8
min_cloth_color: 0
max_cloth_color: 4
Aqui você define o número mínimo e máximo para cortes e cores de cabelo e para cores de roupa. Para aumentar isso precisa também colocar as palletes das cores na pasta data, assim como modificar alguns arquivos da mesma.
O resto está em português claro e sem detalhes, não precisa de informações a mais.
- drops.conf
QUOTE
// If an item is dropped, does it go stright into the users inventory? (Note 1)
item_auto_get: no
// How long does it take for an item to disappear from the floor after it is dropped? (in miliseconds)
flooritem_lifetime: 60000
// Grace time during which only the person who did the most damage to a monster can get the item? (in milliseconds)
item_first_get_time: 3000
1. Como dito mais acima, configure como no ou yes e 1 ou 0, caso você queira que ao item cair ele vá direto para o inventário da pessoa que tirou mais dano do monstro.
2. Quando tempo demora, em milisegundos (1segundo = 1000milisegundos), pra um item desaparecer depois de dropado.
3. Quando tempo, em milisegundos, que o item vai ficar sujeito àpenas aquele que tirou maior dano do monstro que lhe foi dropado.
Algumas configurações mais abaixo são desse tipo, então, use a cabeça e um dicionário de inglês! ;D
Item drop rates
Aqui você vai configurar a porcentagem de um item dropar, dependendo da caracterização do mesmo, se é usável, miscelânea, equips, etc. Ela vai ser baseada na chances de drop no monstro no item_db como veremos mais adiante.
QUOTE
item_rate_common: 100
item_rate_common_boss: 100
item_drop_common_min: 1
item_drop_common_max: 10000
Aqui vai a regrinha do x100... escolha uma rate e multiplique por 100 e você vai achar o que colocar na parte em negrito, caso venha a ser maior do que 10000, a parte em itálico é onde você irá mudar. =]
QUOTE
//Old System. Your luk affects drop rates on an absolute basis. Setting to 100 means each luk adds 0.01% chance to find items (regardless of item's base drop rate).
drops_by_luk: 0
Defina aqui se você quer que o atributo sorte influencie no drop de itens dos montros. 100 = 0,01% de chances.
QUOTE
// Make broadcast ** Player1 won Pupa's Pupa Card (chance 0.01%) ***
// Note: It also announces STEAL skill usage with rare items
// 0 = don't show announces at all
// 1 = show announces for 0.01% drop chance items
// 333 = show announces for 3.33% or lower drop chance items
// 10000 = show announces for all items
rare_drop_announce: 0
Anunciar quando alguém dropa um item, veja as opções para maiores detalhes.
- exp.conf
Não tem muito o que explicar aqui, a parte principal já está em português.
QUOTE
// Taxa na qual a experiência de base é concedida. (Nota 2) (Nota 3)
base_exp_rate: 100
// Taxa em que a experiência de classe é concedida. (Nota 2) (Nota 3)
job_exp_rate: 100
100 = 1x, mesma regrinha do x100.
Uma coisa MUITO importante
QUOTE
// Ponha yes se você quiser que um player possa passar mais de um level de uma só vez. (Note 1)
multi_level_up: no
Muita gente vem no fórum reclamar que não consegue passar vários níveis de uma só vez, mesmo aumentando bastante a rate, o problema está aí.
Mais abaixo você vai encontrar outras configurações interessantes também.
- gm.conf
Blablabla, maior parte em português, basta ler... só algo que quero destacar.
QUOTE
// The minimum level for a GM to be unable to distribyte items.
// You should set this to the same level @item is set to in the atcommand.conf
// NEVER SET THIS VALUE TO 0, or you will block drop/trade for normal players
gm_cant_drop_min_lv: 1
//The trust level for your GMs. Any GMs ABOVE this level will be able to distribute items
//ie: Use Storage/Guild Storage, Drop Items, Use Vend, Trade items.
gm_cant_drop_max_lv: 98
Ps.: Tenho que lembrar que level de GM não é igual a level de base e profissão.
A parte destacada em vermelho, é o mínimo level de GM que pode usar armazém, dropar, negociar itens etc. Ou seja, se você colocar 0, players normais não vão poder fazer isso, se você deixar 1, Vips não poderão fazer isso... isso vem causando muitos tópicos na área de suporte, que espero que acabe agora! x) Aconselho deixar 20
A parte destacada em verde, é o máximo level de GM que pode fazer isso, ou seja, só poderá usar armazém, dropar itens do inventário, solicitar negociação, GMs acima do level 98. Ou seja, deixando configurado do jeito que veio, apenas jogadores normais, ou seja, level 0, e administradores(level 99), poderão utilizar alguns comandos e regalias.
- guild.conf
CODE
// Quando se fizer uma guild, o Emperium será necessário? (Note 1)
guild_emperium_check: yes
// (Opção inexistente no bRO, não ative ela)
// A skill "Glória do Clã" pode ser aprendida na janela da Guild
// ? (Note 3)
// P.S: Essa nova skill so aparece nos 2004-10-25aSakexe ou superiores
// P.S 2: Ela não está implementada nos servers oficiais, então é opcional
require_glory_guild: no
Configurações mais rotineiras, leia! =]
- homunc.conf
CODE
// The rate a homunculus will get friendly by feeding it. (Note 2)
homunculus_friendly_rate: 100
O índice usado para calcular a rapidez com que seu homunculus vira seu amigo. Aumentando ela, é claro, fica mais rápido. Tem mais 4 configurações apenas, nada de mais.
- items.conf
Só ler... explicando:
CODE
// Mostrar o nome do comprador quando o item é vendido ?
buyer_name: yes
Isso é na tela de Trade.
- misc.conf
Aqui se configura coisas diversas, como habilitar PK no servidor, e até mesmo o sistema auction, há pouco implementado. Não há nada de muito importante a ser detalhado aqui, só leia e configure.
- monster.conf
Aqui uma coisa que achei bastante oportuna:
CODE
// The HP rate of normal monsters (that is monsters that are not MVP's) (Note 2)
monster_hp_rate: 100
Para alguns servidores que necessitam aumentar o HP dos monstros, aí está uma porcentagem que aumenta automaticamente, não necessitando ir na DB e mudar manualmente monstro por monstro.
CODE
// Display some mob info next to their name? (add as needed)
// (does not works on guardian or emperium)
// 1: Display mob HP (Hp/MaxHp format) Mostra HP do monstro, formato HP / HP Máximo
// 2: Display mob HP (Percent of full life format) Mostra HP do monstro, em porcentagem
// 4: Display mob's level Mostra level do monstro
show_mob_info: 0
Some.
- party.conf
Nunca necessitei configurar nada aqui, leia e configure se achar necessário.
- pet.conf
CODE
// Sistema de LVLs para o pet. Use 0 para desaivar (padrão).
// Quando ativado, o level do pet é uma porcentagem do lvl do seu dono. (Nota 2)
// Se é 200%, o pet tem o dobro do seu level, se é 50% pet tem a metade, etc.
pet_lv_rate: 0
// Quando o sistema de LVLs para o pet está ativado, qual é o máximo stats para os pets?
pet_max_stats: 99
// Quando o sistema de LVLs para o pet está ligado, estas são as capacidados do sistema
// min/max de dano. Nota esta capacidades s´funcionam se você
// ativar o pet_str, o dano máximo é base_atk + pet_max_atk2
pet_max_atk1: 500
pet_max_atk2: 1000
Configurações que achei mais interessantes... auto-explicativo.
- player.conf
Os principais estão já traduzidos, só ler e configurar.
- skill.conf
CODE
// At what dex does the cast time become zero (instacast)?
castrate_dex_scale: 150
Dextreza necessária para a habilidade ser instantânea.
CODE
// Can Rogues plagiarize advanced job skills
// 0 = no restriction
// 1 = only stalker may plagiarize advanced skills
// 2 = advanced skills cannot be plagiarized by anyone
// Official servers setting: 2
copyskill_restrict: 2
Configuração para escolher o quê os Arruaceiros podem copiar com a habilidade Plágio.
CODE
// Emergency Recall Guild Skill setting (add as appropiate).
// Note that for the skill to be usable at all,
// you need at least one of 1/2 and 4/8
// 1: Skill is usable outside of woe.
// 2: Skill is usable during woe.
// 4: Skill is usable outside of GvG grounds
// 8: Skill is usable on GvG grounds
//16: Disable skill from "nowarpto" maps
// (it will work on GVG castles even if they are set to nowarpto, though)
emergency_call: 11
Solução alternativa pra Sala VIP. Tem o mapflag também.
- status.conf
CODE
// Should skill casting be cancelled when inflicted by curse/stun/sleep/etc (includes silence) [Note 4]?
status_cast_cancel: 0
A habilidade é cancelada se interrompida por curse, atordoar, sono, etc?
Aqui acabamos as configurações gerais do jogo, vamos partir agora para as necessárias para rodar o emulador e outras mais, também importantes.
No arquivo atcommand_athena e charcommand_athena você irá configurar que level de GM tem acesso aos comandos... coloque 0 se você quiser que os Players normais tenham acesso também. A diferença entre os dois arquivos é que o primeiro são comandos geralmente utilizados em si mesmo, e utilizam @, o segundo são comandos usados nos outros personagens e utiliza-se #.
- char_athena
CODE
// Senha e Nome de Usuário do Servidor de Comunicação.
userid: s1
passwd: p1
Troque user e senha pra uma de sua escolha e não esqueça ela, ela será usada no map_athena.
CODE
server_name: Cronus
Nome do servidor, não utilize espaços ou dará erros.
CODE
wisp_server_name: Server
Nome do servidor que será usado para mensagens do servidor para o jogador como por exemplo "É dia!".
CODE
// IP do Servidor de Login
// O Servidor de Personagem conecta no Servidor de Login através deste endereço de IP.
// NOTA: Isto é funcional quando você tem um Firewall ou algo do tipo ligado
// na máquina em interfaces múltiplas.
//login_ip: 127.0.0.1
// O Servidor de Personagens lista em sua interface este endereço de IP.
// NOTA: Aceita rodar múltiplos servidores em múltiplas interfaces
// usando as mesmas portas do servidor principal.
//bind_ip: 127.0.0.1
// Porta do Servidor de Login
login_port: 6900
// IP do Servidor de Personagens
// O Servidor de Personagens exporta este endereço de IP para entrar no Server.
// NOTA: Você não deve ter nenhum firewall ou algo do tipo rodando em sua máquina
// ou uma máquina ligada em múltiplas conexões.
// char_ip:127.0.0.1
Retire as "//" atrás do login_ip e char_ip, e troque o 127.0.0.1 pelo no-ip criado.
- grf-files
Leia o que tem escrito e faça o que se pede.
- inter_athena
CODE
// Servidor MySQL Login SQL
login_server_ip: 127.0.0.1
login_server_port: 3306
login_server_id: ragnarok
login_server_pw: ragnarok
login_server_db: ragnarok
// Servidor MySQL Character SQL
char_server_ip: 127.0.0.1
char_server_port: 3306
char_server_id: root
char_server_pw: 123
char_server_db: ragnarok
// Servidor MySQL Map SQL
map_server_ip: 127.0.0.1
map_server_port: 3306
map_server_id: root
map_server_pw: 123
map_server_db: ragnarok
// Servidor MySQL Log SQL (banco de dados de log)
log_db_ip: 127.0.0.1
log_db_port: 3306
log_db_id: root
log_db_pw: 123
log_db: log
login_server_ip: Coloque o no-ip
login_server_id: Coloque seu usuário do mysql, geralmente root.
login_server_pw: Coloque sua senha do mysql, geralmente 123.
login_server_db: Nome da database que está as tabelas do ragnarok, de acordo com este tutorial, ragnarok.
Mesma coisa com todos os outros, exceto "// para os conversores TXT -> SQL". Não mexa aí.
- log_athena
Aqui você configura os arquivos de log, são arquivos que guardam informações sobre o que está acontecendo no servidor. Leia e configure.
- login_athena.conf
CODE
// Indique os IPs que o seu servidor irá aceitar.
// Coloque: 'all', ou 'xxx.xxx.' (começe um IP terminando com '.' ou coloque um IP completo),
// ou uma rede e sua máscara (exemplo: '123.456.789.012/24' ou '123.456.789.012/255.255.255.0')
// ou 'clear' para suprimir o parâmetro anterior.
//allow: all
Retire as barrinhas "//" atrás do allow: all.
- map_athena
Como prometido:
CODE
// Senhas de comunicação interserver, colocados em account.txt (ou equivalente.)
userid: s1
passwd: p1
x)
CODE
// IP do Character Server
// O "map server" conecta com o "character server" usando este endereço de IP.
// Obs.: Isto é útil quando você está rodando o servidor atrás de uma firewall ou está em
// uma máquina com múltiplas interfaces.
//char_ip: 127.0.0.1
// O "map server" escuta na interface com este endereço de IP.
// Obs.: Isto te permite rodar varios servidores em múltiplas interfaces
// enquanto usando os mesmos ports para cada servidor.
//bind_ip: 127.0.0.1
// Port do Character Server
char_port: 6121
// IP do Map Server
// O "map server" exporta este IP para todo o mundo.
// Obs.: Você só deve precisar colocar isto se está rodando o servidor atrás de uma
// firewall ou se está em uma máquina com múltiplas interfaces.
//map_ip: 127.0.0.1
Faça o mesmo do char_athena, só que dessa vez com char_ip e map_ip.
- motd
Configure a mensagem de boas-vindas do servidor.
- subnet_athena
CODE
subnet: 255.0.0.0:127.0.0.1:127.0.0.1
No caso será [b]subnet: máscara de sub-rede:char-ip:map-ip.
Para saber sua máscara de sub-rede(geralmente é 255.255.255.0, mas nem sempre), clique em Iniciar, depois Executa, digite cmd e aperte Enter. No prompt de comando que se abrir digite ipconfig e descubra sua máscara de sub-rede. Char-ip e map-ip você coloca o no-ip.
[Capítulo 6] - Configurando a pasta db -
Se você for fazer um servidor com nível máximo = 99, continue, caso contrário, se for fazer um maior que 99, renomeie o arquivo exp.txt para exp3.txt e o exp2.txt para exp.txt.
Abrindo o atual exp.txt, nós vamos configurar o nível para o que você configurou no client.conf. Como no início do tutorial eu aconselhei usar o Notepad++, aconselho mais ainda agora, pois poderá vir algo desorganizado no seu txt.
No arquivo, você irá ver isso:
QUOTE
//Base - Normal and Baby Jobs
99,0:1:2:3:4:5:6:7:8:9:10:11:12:13:14:15:16:17:18:19 :20:21:23:24:25:...
A parte destacada em vermelho é o level máximo para as classes destacadas em azul. Faça isso com todos os outros abaixo e pronto.
Depois adicionarei mais coisas aqui.
[Capítulo 7] - Configurando a pasta npc
Nos arquivos scripts_athena, scripts_classes, scripts_guild, scripts_main, scripts_mapflag, scripts_mobs, scripts_personalizado e script_warps, você poderá habilitar e desabilitar os scripts em seu servidor. Por enquanto você só mecherá na scripts_personalizado, para escolher os npcs que você quer para seu servidor.
[Capítulo 8]Emulador
[2494]Cronus Trunk SQL
Maximo de Slots Character: 12
Nivel Máximo: 5000
Storage: 1500
Guild Storage: 3000
Max_party: 30
Venda Máxima: 30
Max_Friends: 50
Max-zeny: 200000000 (2 Bilhões)
Packetver: 9
Compilado em Visual C++ 2008
Windows xP Service Pack 2
Clique para fazer o download no http://mirror.angelcorp.net/Cronus.rev2657.zip
[Capítulo 9]Como entrar no server
1ºVoce baixa la o Lyko Packetver 9
2ºVoce vai na pasta data do ragnarok e edita o arquivo sclientinfo.xml na linha que tem algo sobre Ip( eu acho neah)e bota seu ip usado pra
ligar o servidor(map-server,login-server,char-server)
3ºAbra o Lyko Packetver 9, e na tela de login voce bota qualquer login com _M no final para homem e _F para mulher.
Ex:Blarcks_M(Conta com char's homens)
Blarcks_F(Conta com char's femininos)
Na senha voce bota algo de sua preferencia.
PS:O Lyko Packetver 9 tem que estar na pasta do Ragnarok.
Mais downloads??Acessar LykO ~ NetWork. 2.0
Como muitos e muitos pediram, irei colocar aqui um patch que já vem com a pasta DATA e várias outras coisas..Patch Pronto.
1. O Princípio de Tudo.
2. Obtendo seus .exe
3. Instalando e trabalhando o seu Banco de Dados
4. Instalando e utilizando o No-IP
5. Configurando a pasta conf
6. Configurando a pasta db
7. Configurando a pasta npc
8. Links para o emulador'
9. Como entrar no server
[Capítulo 1] - O Princípio de Tudo -
Aconselho a ler este tutorial todo primeiro antes de fazer qualquer coisa, só depois de lido uma vez, você começa a trabalhar. =)
Vertrigo - http://baixaki.ig.com.br/download/vertrigoserv.htm
[Capítulo 2] - Obtendo seus .exe -
Lyko ~ XRay Packetver 9
Lyko ~ http://www.mediafire.com/?nycy0gd4d2h
[Capítulo 3] - Instalando e trabalhando o seu Banco de Dados -
Para utilizar o Banco de Dados você precisa baixar o Vertrigo, dado no primeiro capítulo deste tutorial. Não há mistérios na instalação, é só apertar Next x). No final haverá uma tela assim:
Após instalado, abra seu browser e digite: cPanel
Deverá aparecer esta tela:
Imagem reduzida 50% do seu tamanho original [ 1024 x 768 ]
Clique no phpMyAdmin e irá pedir usuário e senha. Usuário e senha padrão são:
usuário: root
senha: vertrigo
No campo Cria novo banco de dados, escreva ragnarok e clique em Cria:
Feito isso irá ser criado o novo banco de dados chamado ragnarok, e irá aparecer no menu em drop down do lado esquerdo do seu navegador:
Clique no botãozinho marcado na imagem abaixo, e irá aparecer uma nova janela:
Clique em Import files como na segunda imagem acima. Clique em Arquivo..., e vá até o diretório do seu emulador e procure por: Sql-files/main.sql, e clique em Executa.
Caso dê algum erro, no menu Banco de Dados, selecione (Banco de Dados)... ou clique na casinha de Principal, depois volte ao banco de dados ragnarok e execute novamente o arquivo na janelinha.
Se tudo der certo irá aparecer do lado esquerdo várias tabelas. Dentre elas você encontrará a login. Clique nela. Clique em Visualiza como na imagem.
Imagem reduzida 96% do seu tamanho original [ 530 x 74 ]
Quando você criar seu personagem, irá aparecer lá mais uma linha com as informações dele. Para mudar seu nível de GM clique no lápis
Vá no campo level, e coloque lá o que você quiser.
[Capítulo 4] - Instalando e Utilizando o No-IP -
Eu imagino que a essa altura do campeonato você já deva ter baixado o No-IP... não? Vai lá e baixa! =P
Antes de instalar o programa vamos criar um registro no No-IP, pra colocar no seu servidor.
Mas afinal, pra que serve esse bendito No-IP?
Para redirecionar o seu IP, seja qual for, pra um nome só, que seria um nome de um host. Caso seu IP for dinâmico, e ficar mudando, o No-IP lhe será muito útil, pois a toda modificação você teria que disponibilizar seu novo IP pros jogadores entrarem. Além do quê, é mais fácil lembrar.
Então vamos entrar no site No-IP - http://www.no-ip.com/ Na página que abrir, na barra de cima terá escrito Sign-up Now!:
Imagem reduzida 71% do seu tamanho original [ 716 x 79 ]
Agora irá aparecer um formulário para ser preenchido. Coloque todas as informações pedidas, lembrando que o e-mail tem que ser verdadeiro, pois irá pedir uma confirmação de cadastro, que irá junto ao e-mail que eles irão lhe mandar.
No final da página já com tudo preenchido, clique em I Accept. Create My Account e vamos para a próxima página.
Do lado esquerdo da página que se abriu, localize o link Add, dentro do campo Hosts/Redirects:
Agora em Add a Host, preencha só o campo Hostname: e escolha um domínio pro seu ip. Aconselho a escolher um que tenha no-ip. - por ser mais fácil de lembrar!
Instalando
Execute o ducsetup.exe, pra instalar ele você precisa estar online, pra continuar com a instalação.
Aperte Next. Escolha o local a ser instalado, deixe tudo como está e aperta novamente Next, e novamente Next e então Finish. Leia o Readme se quiser, então irá aparecer uma janela pra configurar:
Coloque o e-mail e a senha que você cadastrou. Então irá aparecer esta janela:
Clique na caixinha e irá aparecer esta
Pronto, No-IP atualizado.
[Capítulo 5] - Configurando a pasta conf -
Como o nome já diz, na pasta conf, estão quase todas as configurações do jogo, as extensões dos arquivos são .CONF, você clica com o terceiro botão, clica em Abrir com, e escolhe algum editor de textos, como bloco de notas, ou mais recomendável, Notepad++. Nos arquivos tem dezenas de configurações, mas vou destacar apenas algumas, as mais mexidas entre os usuários. Geralmente as configuração são "setadas" por, 1 e 0, yes e no, ou porcentagens e rate... 1 ativa, 0 desativa, e assim por diante. Tem outros que pede soma daquilo que você quer, como veremos mais adiante, e outro que dão os números das opções. Recomendo que leia todas as opções, pois como já dito, não vou colocá-las aqui.
Começando por dentro, vamos para a pasta battle, e abrimos o arquivo:
- battle.conf
A configuração mais importante dele é a última.
QUOTE
// Are arrows/ammo consumed when used on a bow/gun?
// 0 = No
// 1 = Yes
// 2 = Yes even for skills that do not specify arrow consumption when said
// skill is weapon-based and used with ranged weapons (auto-guesses which
// skills should consume ammo when it's acquired via a card or plagiarize)
arrow_decrement: 1
Aqui você decide se quer que flechas e munições sejam gastar ou não quando usadas.
Se colocar 0, elas não irão ser usadas. Se colocar 1, irão ser usadas. Se colocar 2, irão ser usadas também para habilidades que não requerem o uso delas.
- client.conf
QUOTE
// Números válidos de cores e estilos de cabelos
min_hair_style: 0
max_hair_style: 23
min_hair_color: 0
max_hair_color: 8
min_cloth_color: 0
max_cloth_color: 4
Aqui você define o número mínimo e máximo para cortes e cores de cabelo e para cores de roupa. Para aumentar isso precisa também colocar as palletes das cores na pasta data, assim como modificar alguns arquivos da mesma.
O resto está em português claro e sem detalhes, não precisa de informações a mais.
- drops.conf
QUOTE
// If an item is dropped, does it go stright into the users inventory? (Note 1)
item_auto_get: no
// How long does it take for an item to disappear from the floor after it is dropped? (in miliseconds)
flooritem_lifetime: 60000
// Grace time during which only the person who did the most damage to a monster can get the item? (in milliseconds)
item_first_get_time: 3000
1. Como dito mais acima, configure como no ou yes e 1 ou 0, caso você queira que ao item cair ele vá direto para o inventário da pessoa que tirou mais dano do monstro.
2. Quando tempo demora, em milisegundos (1segundo = 1000milisegundos), pra um item desaparecer depois de dropado.
3. Quando tempo, em milisegundos, que o item vai ficar sujeito àpenas aquele que tirou maior dano do monstro que lhe foi dropado.
Algumas configurações mais abaixo são desse tipo, então, use a cabeça e um dicionário de inglês! ;D
Item drop rates
Aqui você vai configurar a porcentagem de um item dropar, dependendo da caracterização do mesmo, se é usável, miscelânea, equips, etc. Ela vai ser baseada na chances de drop no monstro no item_db como veremos mais adiante.
QUOTE
item_rate_common: 100
item_rate_common_boss: 100
item_drop_common_min: 1
item_drop_common_max: 10000
Aqui vai a regrinha do x100... escolha uma rate e multiplique por 100 e você vai achar o que colocar na parte em negrito, caso venha a ser maior do que 10000, a parte em itálico é onde você irá mudar. =]
QUOTE
//Old System. Your luk affects drop rates on an absolute basis. Setting to 100 means each luk adds 0.01% chance to find items (regardless of item's base drop rate).
drops_by_luk: 0
Defina aqui se você quer que o atributo sorte influencie no drop de itens dos montros. 100 = 0,01% de chances.
QUOTE
// Make broadcast ** Player1 won Pupa's Pupa Card (chance 0.01%) ***
// Note: It also announces STEAL skill usage with rare items
// 0 = don't show announces at all
// 1 = show announces for 0.01% drop chance items
// 333 = show announces for 3.33% or lower drop chance items
// 10000 = show announces for all items
rare_drop_announce: 0
Anunciar quando alguém dropa um item, veja as opções para maiores detalhes.
- exp.conf
Não tem muito o que explicar aqui, a parte principal já está em português.
QUOTE
// Taxa na qual a experiência de base é concedida. (Nota 2) (Nota 3)
base_exp_rate: 100
// Taxa em que a experiência de classe é concedida. (Nota 2) (Nota 3)
job_exp_rate: 100
100 = 1x, mesma regrinha do x100.
Uma coisa MUITO importante
QUOTE
// Ponha yes se você quiser que um player possa passar mais de um level de uma só vez. (Note 1)
multi_level_up: no
Muita gente vem no fórum reclamar que não consegue passar vários níveis de uma só vez, mesmo aumentando bastante a rate, o problema está aí.
Mais abaixo você vai encontrar outras configurações interessantes também.
- gm.conf
Blablabla, maior parte em português, basta ler... só algo que quero destacar.
QUOTE
// The minimum level for a GM to be unable to distribyte items.
// You should set this to the same level @item is set to in the atcommand.conf
// NEVER SET THIS VALUE TO 0, or you will block drop/trade for normal players
gm_cant_drop_min_lv: 1
//The trust level for your GMs. Any GMs ABOVE this level will be able to distribute items
//ie: Use Storage/Guild Storage, Drop Items, Use Vend, Trade items.
gm_cant_drop_max_lv: 98
Ps.: Tenho que lembrar que level de GM não é igual a level de base e profissão.
A parte destacada em vermelho, é o mínimo level de GM que pode usar armazém, dropar, negociar itens etc. Ou seja, se você colocar 0, players normais não vão poder fazer isso, se você deixar 1, Vips não poderão fazer isso... isso vem causando muitos tópicos na área de suporte, que espero que acabe agora! x) Aconselho deixar 20
A parte destacada em verde, é o máximo level de GM que pode fazer isso, ou seja, só poderá usar armazém, dropar itens do inventário, solicitar negociação, GMs acima do level 98. Ou seja, deixando configurado do jeito que veio, apenas jogadores normais, ou seja, level 0, e administradores(level 99), poderão utilizar alguns comandos e regalias.
- guild.conf
CODE
// Quando se fizer uma guild, o Emperium será necessário? (Note 1)
guild_emperium_check: yes
// (Opção inexistente no bRO, não ative ela)
// A skill "Glória do Clã" pode ser aprendida na janela da Guild
// ? (Note 3)
// P.S: Essa nova skill so aparece nos 2004-10-25aSakexe ou superiores
// P.S 2: Ela não está implementada nos servers oficiais, então é opcional
require_glory_guild: no
Configurações mais rotineiras, leia! =]
- homunc.conf
CODE
// The rate a homunculus will get friendly by feeding it. (Note 2)
homunculus_friendly_rate: 100
O índice usado para calcular a rapidez com que seu homunculus vira seu amigo. Aumentando ela, é claro, fica mais rápido. Tem mais 4 configurações apenas, nada de mais.
- items.conf
Só ler... explicando:
CODE
// Mostrar o nome do comprador quando o item é vendido ?
buyer_name: yes
Isso é na tela de Trade.
- misc.conf
Aqui se configura coisas diversas, como habilitar PK no servidor, e até mesmo o sistema auction, há pouco implementado. Não há nada de muito importante a ser detalhado aqui, só leia e configure.
- monster.conf
Aqui uma coisa que achei bastante oportuna:
CODE
// The HP rate of normal monsters (that is monsters that are not MVP's) (Note 2)
monster_hp_rate: 100
Para alguns servidores que necessitam aumentar o HP dos monstros, aí está uma porcentagem que aumenta automaticamente, não necessitando ir na DB e mudar manualmente monstro por monstro.
CODE
// Display some mob info next to their name? (add as needed)
// (does not works on guardian or emperium)
// 1: Display mob HP (Hp/MaxHp format) Mostra HP do monstro, formato HP / HP Máximo
// 2: Display mob HP (Percent of full life format) Mostra HP do monstro, em porcentagem
// 4: Display mob's level Mostra level do monstro
show_mob_info: 0
Some.
- party.conf
Nunca necessitei configurar nada aqui, leia e configure se achar necessário.
- pet.conf
CODE
// Sistema de LVLs para o pet. Use 0 para desaivar (padrão).
// Quando ativado, o level do pet é uma porcentagem do lvl do seu dono. (Nota 2)
// Se é 200%, o pet tem o dobro do seu level, se é 50% pet tem a metade, etc.
pet_lv_rate: 0
// Quando o sistema de LVLs para o pet está ativado, qual é o máximo stats para os pets?
pet_max_stats: 99
// Quando o sistema de LVLs para o pet está ligado, estas são as capacidados do sistema
// min/max de dano. Nota esta capacidades s´funcionam se você
// ativar o pet_str, o dano máximo é base_atk + pet_max_atk2
pet_max_atk1: 500
pet_max_atk2: 1000
Configurações que achei mais interessantes... auto-explicativo.
- player.conf
Os principais estão já traduzidos, só ler e configurar.
- skill.conf
CODE
// At what dex does the cast time become zero (instacast)?
castrate_dex_scale: 150
Dextreza necessária para a habilidade ser instantânea.
CODE
// Can Rogues plagiarize advanced job skills
// 0 = no restriction
// 1 = only stalker may plagiarize advanced skills
// 2 = advanced skills cannot be plagiarized by anyone
// Official servers setting: 2
copyskill_restrict: 2
Configuração para escolher o quê os Arruaceiros podem copiar com a habilidade Plágio.
CODE
// Emergency Recall Guild Skill setting (add as appropiate).
// Note that for the skill to be usable at all,
// you need at least one of 1/2 and 4/8
// 1: Skill is usable outside of woe.
// 2: Skill is usable during woe.
// 4: Skill is usable outside of GvG grounds
// 8: Skill is usable on GvG grounds
//16: Disable skill from "nowarpto" maps
// (it will work on GVG castles even if they are set to nowarpto, though)
emergency_call: 11
Solução alternativa pra Sala VIP. Tem o mapflag também.
- status.conf
CODE
// Should skill casting be cancelled when inflicted by curse/stun/sleep/etc (includes silence) [Note 4]?
status_cast_cancel: 0
A habilidade é cancelada se interrompida por curse, atordoar, sono, etc?
Aqui acabamos as configurações gerais do jogo, vamos partir agora para as necessárias para rodar o emulador e outras mais, também importantes.
No arquivo atcommand_athena e charcommand_athena você irá configurar que level de GM tem acesso aos comandos... coloque 0 se você quiser que os Players normais tenham acesso também. A diferença entre os dois arquivos é que o primeiro são comandos geralmente utilizados em si mesmo, e utilizam @, o segundo são comandos usados nos outros personagens e utiliza-se #.
- char_athena
CODE
// Senha e Nome de Usuário do Servidor de Comunicação.
userid: s1
passwd: p1
Troque user e senha pra uma de sua escolha e não esqueça ela, ela será usada no map_athena.
CODE
server_name: Cronus
Nome do servidor, não utilize espaços ou dará erros.
CODE
wisp_server_name: Server
Nome do servidor que será usado para mensagens do servidor para o jogador como por exemplo "É dia!".
CODE
// IP do Servidor de Login
// O Servidor de Personagem conecta no Servidor de Login através deste endereço de IP.
// NOTA: Isto é funcional quando você tem um Firewall ou algo do tipo ligado
// na máquina em interfaces múltiplas.
//login_ip: 127.0.0.1
// O Servidor de Personagens lista em sua interface este endereço de IP.
// NOTA: Aceita rodar múltiplos servidores em múltiplas interfaces
// usando as mesmas portas do servidor principal.
//bind_ip: 127.0.0.1
// Porta do Servidor de Login
login_port: 6900
// IP do Servidor de Personagens
// O Servidor de Personagens exporta este endereço de IP para entrar no Server.
// NOTA: Você não deve ter nenhum firewall ou algo do tipo rodando em sua máquina
// ou uma máquina ligada em múltiplas conexões.
// char_ip:127.0.0.1
Retire as "//" atrás do login_ip e char_ip, e troque o 127.0.0.1 pelo no-ip criado.
- grf-files
Leia o que tem escrito e faça o que se pede.
- inter_athena
CODE
// Servidor MySQL Login SQL
login_server_ip: 127.0.0.1
login_server_port: 3306
login_server_id: ragnarok
login_server_pw: ragnarok
login_server_db: ragnarok
// Servidor MySQL Character SQL
char_server_ip: 127.0.0.1
char_server_port: 3306
char_server_id: root
char_server_pw: 123
char_server_db: ragnarok
// Servidor MySQL Map SQL
map_server_ip: 127.0.0.1
map_server_port: 3306
map_server_id: root
map_server_pw: 123
map_server_db: ragnarok
// Servidor MySQL Log SQL (banco de dados de log)
log_db_ip: 127.0.0.1
log_db_port: 3306
log_db_id: root
log_db_pw: 123
log_db: log
login_server_ip: Coloque o no-ip
login_server_id: Coloque seu usuário do mysql, geralmente root.
login_server_pw: Coloque sua senha do mysql, geralmente 123.
login_server_db: Nome da database que está as tabelas do ragnarok, de acordo com este tutorial, ragnarok.
Mesma coisa com todos os outros, exceto "// para os conversores TXT -> SQL". Não mexa aí.
- log_athena
Aqui você configura os arquivos de log, são arquivos que guardam informações sobre o que está acontecendo no servidor. Leia e configure.
- login_athena.conf
CODE
// Indique os IPs que o seu servidor irá aceitar.
// Coloque: 'all', ou 'xxx.xxx.' (começe um IP terminando com '.' ou coloque um IP completo),
// ou uma rede e sua máscara (exemplo: '123.456.789.012/24' ou '123.456.789.012/255.255.255.0')
// ou 'clear' para suprimir o parâmetro anterior.
//allow: all
Retire as barrinhas "//" atrás do allow: all.
- map_athena
Como prometido:
CODE
// Senhas de comunicação interserver, colocados em account.txt (ou equivalente.)
userid: s1
passwd: p1
x)
CODE
// IP do Character Server
// O "map server" conecta com o "character server" usando este endereço de IP.
// Obs.: Isto é útil quando você está rodando o servidor atrás de uma firewall ou está em
// uma máquina com múltiplas interfaces.
//char_ip: 127.0.0.1
// O "map server" escuta na interface com este endereço de IP.
// Obs.: Isto te permite rodar varios servidores em múltiplas interfaces
// enquanto usando os mesmos ports para cada servidor.
//bind_ip: 127.0.0.1
// Port do Character Server
char_port: 6121
// IP do Map Server
// O "map server" exporta este IP para todo o mundo.
// Obs.: Você só deve precisar colocar isto se está rodando o servidor atrás de uma
// firewall ou se está em uma máquina com múltiplas interfaces.
//map_ip: 127.0.0.1
Faça o mesmo do char_athena, só que dessa vez com char_ip e map_ip.
- motd
Configure a mensagem de boas-vindas do servidor.
- subnet_athena
CODE
subnet: 255.0.0.0:127.0.0.1:127.0.0.1
No caso será [b]subnet: máscara de sub-rede:char-ip:map-ip.
Para saber sua máscara de sub-rede(geralmente é 255.255.255.0, mas nem sempre), clique em Iniciar, depois Executa, digite cmd e aperte Enter. No prompt de comando que se abrir digite ipconfig e descubra sua máscara de sub-rede. Char-ip e map-ip você coloca o no-ip.
[Capítulo 6] - Configurando a pasta db -
Se você for fazer um servidor com nível máximo = 99, continue, caso contrário, se for fazer um maior que 99, renomeie o arquivo exp.txt para exp3.txt e o exp2.txt para exp.txt.
Abrindo o atual exp.txt, nós vamos configurar o nível para o que você configurou no client.conf. Como no início do tutorial eu aconselhei usar o Notepad++, aconselho mais ainda agora, pois poderá vir algo desorganizado no seu txt.
No arquivo, você irá ver isso:
QUOTE
//Base - Normal and Baby Jobs
99,0:1:2:3:4:5:6:7:8:9:10:11:12:13:14:15:16:17:18:19 :20:21:23:24:25:...
A parte destacada em vermelho é o level máximo para as classes destacadas em azul. Faça isso com todos os outros abaixo e pronto.
Depois adicionarei mais coisas aqui.
[Capítulo 7] - Configurando a pasta npc
Nos arquivos scripts_athena, scripts_classes, scripts_guild, scripts_main, scripts_mapflag, scripts_mobs, scripts_personalizado e script_warps, você poderá habilitar e desabilitar os scripts em seu servidor. Por enquanto você só mecherá na scripts_personalizado, para escolher os npcs que você quer para seu servidor.
[Capítulo 8]Emulador
[2494]Cronus Trunk SQL
Maximo de Slots Character: 12
Nivel Máximo: 5000
Storage: 1500
Guild Storage: 3000
Max_party: 30
Venda Máxima: 30
Max_Friends: 50
Max-zeny: 200000000 (2 Bilhões)
Packetver: 9
Compilado em Visual C++ 2008
Windows xP Service Pack 2
Clique para fazer o download no http://mirror.angelcorp.net/Cronus.rev2657.zip
[Capítulo 9]Como entrar no server
1ºVoce baixa la o Lyko Packetver 9
2ºVoce vai na pasta data do ragnarok e edita o arquivo sclientinfo.xml na linha que tem algo sobre Ip( eu acho neah)e bota seu ip usado pra
ligar o servidor(map-server,login-server,char-server)
3ºAbra o Lyko Packetver 9, e na tela de login voce bota qualquer login com _M no final para homem e _F para mulher.
Ex:Blarcks_M(Conta com char's homens)
Blarcks_F(Conta com char's femininos)
Na senha voce bota algo de sua preferencia.
PS:O Lyko Packetver 9 tem que estar na pasta do Ragnarok.
Mais downloads??Acessar LykO ~ NetWork. 2.0
Como muitos e muitos pediram, irei colocar aqui um patch que já vem com a pasta DATA e várias outras coisas..Patch Pronto.