=============================PGMaker pt01=================================
Ola pessoal eu pedi ao livio que me dessa a liberdade de criar um novo forum sobre RPGMaker, aqui estarie postando tudo sobre o assunto e essa grande ferramenta.
===============================RPGMaker==========================================
RPG Maker (RPGツクール, Ārupījī Tsukūru?, comumente chamado Tukuru ou também Tkool) é uma série de motores de jogo para desenvolvimento de RPGs eletrônicos, criada pela empresa ASCII e, atualmente desenvolvida pela Enterbrain. A palavra Tsukūru é uma mistura da palavra japonesa tsukuru (作る), que significa "fazer" ou "criar", com sukūru (スクール), a pronúncia fonética da palavra inglesa school (escola). A série foi lançada inicialmente no Japão, mais tarde com versões lançadas em Hong Kong e Taiwan e há pouco tempo lançada também uma versão oficial em inglês nos Estados Unidos.
História
O RPG Maker permite que os usuários criem seus próprios jogos de RPG e com algumas mudanças no sistema pode criar até outros tipos de jogos. Estes jogos são muitos similares aos populares jogos para Super Nintendo, como Zelda, Chrono Trigger, Breath of Fire e Final Fantasy, a não ser que a imaginação do quem o utiliza, vá além dos recursos possíveis, criando efeitos inacreditáveis e surpreendentes, usando apenas o sistema permitido de 256 cores. No editor, você pode criar mapas utilizando tilesets (conhecidos também como "chipsets", o nome tileset veio a ser usado a partir do RPG Maker XP, programar acontecimentos no jogo através de comandos de eventos pré-programados, entre outras funções. A versão XP apresenta também, uma linguagem de script embutida, baseada na famosa Ruby, o Ruby Game scripting System (RGSS). Todas as versões do programa incluem o RTP, um pacote de gráficos e sons comuns entre todos que usam o RPG Maker (o RPG Maker não irá rodar a não ser que você instale antes o seu respectivo RTP) prontos para serem utilizados nos jogos. A mais recente versão é o RPG Maker VX. Versões antigas incluem RPG Maker Dante, RPG Maker Dante 2, RPG Maker 95, RPG Maker 2000, RPG Maker 2003. O Rpg Maker XP, contém um grande público no Brasil, porém, há uma massa maior de utilizadores da versão 2000 e 2003, conhecidos popularmente como "2K" e "2K3".
Enterbrain e ASCII lançaram o RPG Maker 2000 no Japão em 1999. Ele foi traduzido para o inglês e ilegalmente distribuído por um programador russo apelidado de Don Miguel, que também participou na tradução do RPG Maker 95 e de vários outros programas da série Maker da ASCII/Enterbrain. Em 2002, Don Miguel recebeu um aviso da Enterbrain. Conseqüentemente, ele descontinuou seus trabalhos relacionados ao RPG Maker 2000, removeu o programa de seu site e incentivou os usuários do programa a comprarem uma versão legal do programa (em japonês). Devido a popularidade do programa, e a falta de uma tradução legal, a distribuição ilegal do programa continuou. Versões traduzidas do RPG Maker 2003 e XP foram distribuídas em todo o mundo. No Brasil, China, Alemanha, França e alguns outros países, as traduções piratas são usadas e distribuídas legalmente, já que as leis de copyright internacional não entram em vigor no país a menos que a empresa tenha uma filial no mesmo. Ainda hoje, grande parte dos utilizadores destas versões acreditam que o RPG Maker é gratuito, pois assim foi declarado quando disponibilizado pelos primeiros tradutores.
RPG Maker 95
O RPG Maker 95 foi o primeiro RPG Maker produzido para Microsoft Windows. Ele foi publicado no dia 28 de março de 1997 no Japão mas apesar dos gráficos serem agradáveis, os recursos limitados prejudicavam sua popularidade, ele foi traduzido e distribuido ilegalmente na internet, assim como seus sucessores, mas pouco depois foi lançado o RPG Maker 2000 e a maioria dos usuários migraram para o novo sistema. Porém ainda é possível encontrar usuários do programa e recentemente foi lançado um patch que faz com que o programa funcione no Windows XP, algo que até então era impossível.
RPG Maker 2000
Esta é a versão responsável pelo sucesso do programa, cheio de opções, era muito fácil de usar por qualquer iniciante que não saiba nada de programação. Basta uma idéia e persistência que o usuário conseguiria fazer um típico jogo de RPG e com um pouco de talento e lógica muitos usuários tiraram leite de pedra, ao fazer via um sistema de programação arcaica sistemas superiores aos já fornecidos pelo programa.
No Brasil inicialmente o programa foi traduzido pela extinta "Central Brasileira de RPG Maker". A tradução era literal com muitas palavras não condizentes com suas funções, mas facilitou bastante a vida daqueles que não possuiam intimidade com a língua inglesa, mesmo que com grandes falhas. O RPG Maker 2000 passou por uma fase em que jogos eram criados aos montes de maneira rápida e quase sempre mediocres. Poucos jogos se destacavam nesta época. Nesta fase as primeiras idéias mais avançadas começavam a surgir como menus alternativos e sistemas de batalhas diferentes do padrão e um dos maiores portais de RPG Maker no Brasil, "Maker Universe", ainda brilhavam.
Com o tempo, os criadores foram se aperfeiçoando e isto levou ao desenvolvimento de projetos grandes que levavam muito tempo para serem finalizados e que exigiam muita técnica do criador. Um grande marco para incentivo dos "programadores" de RPG Maker foi um concurso realizado pelo canal #RM2k da rede BRASnet que teve a concorrência de cerca de 50 jogos e deu renome à jogos como "Faeron Knights" e "A Lenda de Kaiser". Mesmo com o incentivo, o enorme tempo consumido para a criação de jogos abaixou a febre e levou muitos a desistirem durante a criação por não agüentarem a tarefa, ao mesmo tempo os grandes portais foram saindo do ar, seja por novos rumos de seu criador ou por não suportar as despesas financeiras. Apesar do lançamento de novas versões do RPG Maker, o RPG Maker 2000 ainda resiste bravamente.
RPG Maker 2003
RPG Maker 2003, sucessor do clássico RM2K teve como principal aperfeiçoamento em relação ao anterior um remodelado sistema de batalha, que largava a visão em primeira pessoa (que muitos odiavam) substituindo pela visão em 3ª pessoa. Apesar de muito mais bonito e profissional graficamente, e tornar a batalha mais dinâmica por ser em tempo real (não baseada em turnos), este sistema é um pouco mais complexo de ser usado, principalmente por iniciantes sem grandes habilidade com o Maker; o que fez com que menos iniciantes o utilizassem, selecionando assim, o nível de habilidade dos criadores que o utilizam. Além disto, muitas pessoas já estavam com jogos em andamento que apresentavam sistemas inovadores para a época, então muitos jogos continuaram a ser lançados para o RPG Maker 2000. O RPG Maker 2003 é, em vários aspectos, superior ao seu predecessor, pois conta com muitos recursos melhorados e alguns inéditos, como: melhoras no sistema de variáveis, dois timers simultâneos, duas novas opções de "Comandos de Evento", mais botões disponíveis para poderem ser programados, novos chipsets, etc. E até agora é o único maker para computador em qual a batalha é em terceira pessoa.
RPG Maker XP
Essa versão possui menos opções de eventos em relação às anteriores, mas conta com um trunfo: o RGSS, que é uma linguagem de programação baseada em Ruby e editada para uso nos games. Suas capacidades são ilimitadas!! Se pode fazer outro modo de batalha, jogo estilo mário, sombras realisticas...
Além disso, essa versão suporta mais qualidade e tipos de imagem e sons. Não existe versão em português.
RPG Maker VX
O RPG Maker VX é a mais nova versão do RPG Maker anunciada para o computador. Foi lançado oficialmente dia 27 de dezembro de 2007. O novo maker tem uma interface mais simples e mais comandos pré-programados, permitindo que os usuários iniciantes criem seus jogos com maior facilidade. Além disso, a taxa de FPS é triplicada (No RPG Maker XP era 20 frames por segundo, já no VX chega até a 60 frames por segundo). A linguagem de programação continua sendo a mesma do seu antecessor, o RPG Maker XP. As maiores novidades que foram divulgadas são:
===============================RPGMaker==========================================
* Os tilesets foram divididos de acordo com o seu tipo:
o A Essa área é destinada ao tiles de terreno como: mar, solo, paredes, piso.
o B Essa área é destinada ao tiles de detalhes do terreno como: janelas, árvores, relva, ambiente.
o C Essa área é destinada ao tiles de interior como: escadas, gavetas, camas.
o D Essa área é destinada ao tiles para dugeons como: pilares, portas, estátuas para a caverna.
o E Essa área é destinada ao tiles livres para o usuário adicionar o que bem entender.
* É possível a junção de duas animações de batalhas diferentes.
* Sombra é gerada automaticamente.
* AutoTiles melhores.
* Imagem melhor do que seus antecessores.
* Mudanças nos charsets.
* Batalha retornando ao estilo em primeira pessoa.
* O fundo da batalha agora é animado.
* Maior variedade de ícones.
* Criadores automáticos de baús, não precisando mais usar switches.
* Transportes diferenciados.
* A imagem e o nome do NPC aparecem automaticamente nas falas.
* HP, MP e rosto do personagem são exibidos no menu.
* Novas músicas, sendo que algumas são do RPG Maker 2000 e 95.
* A resolução da tela será 544 x 416 pixels em 32-bit color com 60 frames por segundo.
* Possibilidade de 4 Layers(camadas)para organização de tilesets ,que veio progredindo desde o RPG Maker 2000.
Prós:
* Imagem muito melhor que nas versões anteriores
* Os tilesets são todos juntos então você não precisa fazer um mapa usando só uma pequena quantidade de tiles.
* Criar baús, portas, teleportadores e pousadas esta muito mais fácil, não precisa ficar usando switches e variáveis.
* Pode juntar dois BatlleAnimations para fazer uma magia.
* Pode-se usar música em MP3.
* O RGSS 2.
Contras:
* A batalha voltou a ser em primeira pessoa, como o Rpg Maker 2000, mas nada impede usar um script para muda-la.
* Não pode-se escolher o cenário da batalha como nas outras versões, o cenário é apenas as cores do mapa animadas. Entretanto pode-se criar scripts para isso.
* Não se pode mudar pelo database a imagem do título, do game over, a imagem do sistema, efeitos de transição e propriedades do menu, como nas outras versões.
* Não se pode usar mais que 5 tilesets.
Versões para consoles
Existem várias versões do RPG Maker lançadas para consoles, entre elas, versões para o Super Nintendo e Sony PlayStation. A mais recente versão é o RPG Maker (tsukuru) 6 (aqui no ocidente, RPG Maker 3), para o Playstation 2. Entretanto, os RPG Makers para consoles não são muito utilizados e muito pouco populares. Não faltam motivos para isso, já que a distribuição dos jogos criados é um tanto complicada. É necessária a utilização de um Dex Drive ou X-port/Shark-port ou Max Drive para mover os arquivos do Memory Card para o PC, e então serem distribuídos na internet. Também, quem estiver interessado em jogar o jogo criado, precisa ter uma cópia do RPG Maker utilizado ao criar o jogo (o que é bem difícil).
===============================RPGMaker==========================================
Ola pessoal eu pedi ao livio que me dessa a liberdade de criar um novo forum sobre RPGMaker, aqui estarie postando tudo sobre o assunto e essa grande ferramenta.
===============================RPGMaker==========================================
RPG Maker (RPGツクール, Ārupījī Tsukūru?, comumente chamado Tukuru ou também Tkool) é uma série de motores de jogo para desenvolvimento de RPGs eletrônicos, criada pela empresa ASCII e, atualmente desenvolvida pela Enterbrain. A palavra Tsukūru é uma mistura da palavra japonesa tsukuru (作る), que significa "fazer" ou "criar", com sukūru (スクール), a pronúncia fonética da palavra inglesa school (escola). A série foi lançada inicialmente no Japão, mais tarde com versões lançadas em Hong Kong e Taiwan e há pouco tempo lançada também uma versão oficial em inglês nos Estados Unidos.
História
O RPG Maker permite que os usuários criem seus próprios jogos de RPG e com algumas mudanças no sistema pode criar até outros tipos de jogos. Estes jogos são muitos similares aos populares jogos para Super Nintendo, como Zelda, Chrono Trigger, Breath of Fire e Final Fantasy, a não ser que a imaginação do quem o utiliza, vá além dos recursos possíveis, criando efeitos inacreditáveis e surpreendentes, usando apenas o sistema permitido de 256 cores. No editor, você pode criar mapas utilizando tilesets (conhecidos também como "chipsets", o nome tileset veio a ser usado a partir do RPG Maker XP, programar acontecimentos no jogo através de comandos de eventos pré-programados, entre outras funções. A versão XP apresenta também, uma linguagem de script embutida, baseada na famosa Ruby, o Ruby Game scripting System (RGSS). Todas as versões do programa incluem o RTP, um pacote de gráficos e sons comuns entre todos que usam o RPG Maker (o RPG Maker não irá rodar a não ser que você instale antes o seu respectivo RTP) prontos para serem utilizados nos jogos. A mais recente versão é o RPG Maker VX. Versões antigas incluem RPG Maker Dante, RPG Maker Dante 2, RPG Maker 95, RPG Maker 2000, RPG Maker 2003. O Rpg Maker XP, contém um grande público no Brasil, porém, há uma massa maior de utilizadores da versão 2000 e 2003, conhecidos popularmente como "2K" e "2K3".
Enterbrain e ASCII lançaram o RPG Maker 2000 no Japão em 1999. Ele foi traduzido para o inglês e ilegalmente distribuído por um programador russo apelidado de Don Miguel, que também participou na tradução do RPG Maker 95 e de vários outros programas da série Maker da ASCII/Enterbrain. Em 2002, Don Miguel recebeu um aviso da Enterbrain. Conseqüentemente, ele descontinuou seus trabalhos relacionados ao RPG Maker 2000, removeu o programa de seu site e incentivou os usuários do programa a comprarem uma versão legal do programa (em japonês). Devido a popularidade do programa, e a falta de uma tradução legal, a distribuição ilegal do programa continuou. Versões traduzidas do RPG Maker 2003 e XP foram distribuídas em todo o mundo. No Brasil, China, Alemanha, França e alguns outros países, as traduções piratas são usadas e distribuídas legalmente, já que as leis de copyright internacional não entram em vigor no país a menos que a empresa tenha uma filial no mesmo. Ainda hoje, grande parte dos utilizadores destas versões acreditam que o RPG Maker é gratuito, pois assim foi declarado quando disponibilizado pelos primeiros tradutores.
RPG Maker 95
O RPG Maker 95 foi o primeiro RPG Maker produzido para Microsoft Windows. Ele foi publicado no dia 28 de março de 1997 no Japão mas apesar dos gráficos serem agradáveis, os recursos limitados prejudicavam sua popularidade, ele foi traduzido e distribuido ilegalmente na internet, assim como seus sucessores, mas pouco depois foi lançado o RPG Maker 2000 e a maioria dos usuários migraram para o novo sistema. Porém ainda é possível encontrar usuários do programa e recentemente foi lançado um patch que faz com que o programa funcione no Windows XP, algo que até então era impossível.
RPG Maker 2000
Esta é a versão responsável pelo sucesso do programa, cheio de opções, era muito fácil de usar por qualquer iniciante que não saiba nada de programação. Basta uma idéia e persistência que o usuário conseguiria fazer um típico jogo de RPG e com um pouco de talento e lógica muitos usuários tiraram leite de pedra, ao fazer via um sistema de programação arcaica sistemas superiores aos já fornecidos pelo programa.
No Brasil inicialmente o programa foi traduzido pela extinta "Central Brasileira de RPG Maker". A tradução era literal com muitas palavras não condizentes com suas funções, mas facilitou bastante a vida daqueles que não possuiam intimidade com a língua inglesa, mesmo que com grandes falhas. O RPG Maker 2000 passou por uma fase em que jogos eram criados aos montes de maneira rápida e quase sempre mediocres. Poucos jogos se destacavam nesta época. Nesta fase as primeiras idéias mais avançadas começavam a surgir como menus alternativos e sistemas de batalhas diferentes do padrão e um dos maiores portais de RPG Maker no Brasil, "Maker Universe", ainda brilhavam.
Com o tempo, os criadores foram se aperfeiçoando e isto levou ao desenvolvimento de projetos grandes que levavam muito tempo para serem finalizados e que exigiam muita técnica do criador. Um grande marco para incentivo dos "programadores" de RPG Maker foi um concurso realizado pelo canal #RM2k da rede BRASnet que teve a concorrência de cerca de 50 jogos e deu renome à jogos como "Faeron Knights" e "A Lenda de Kaiser". Mesmo com o incentivo, o enorme tempo consumido para a criação de jogos abaixou a febre e levou muitos a desistirem durante a criação por não agüentarem a tarefa, ao mesmo tempo os grandes portais foram saindo do ar, seja por novos rumos de seu criador ou por não suportar as despesas financeiras. Apesar do lançamento de novas versões do RPG Maker, o RPG Maker 2000 ainda resiste bravamente.
RPG Maker 2003
RPG Maker 2003, sucessor do clássico RM2K teve como principal aperfeiçoamento em relação ao anterior um remodelado sistema de batalha, que largava a visão em primeira pessoa (que muitos odiavam) substituindo pela visão em 3ª pessoa. Apesar de muito mais bonito e profissional graficamente, e tornar a batalha mais dinâmica por ser em tempo real (não baseada em turnos), este sistema é um pouco mais complexo de ser usado, principalmente por iniciantes sem grandes habilidade com o Maker; o que fez com que menos iniciantes o utilizassem, selecionando assim, o nível de habilidade dos criadores que o utilizam. Além disto, muitas pessoas já estavam com jogos em andamento que apresentavam sistemas inovadores para a época, então muitos jogos continuaram a ser lançados para o RPG Maker 2000. O RPG Maker 2003 é, em vários aspectos, superior ao seu predecessor, pois conta com muitos recursos melhorados e alguns inéditos, como: melhoras no sistema de variáveis, dois timers simultâneos, duas novas opções de "Comandos de Evento", mais botões disponíveis para poderem ser programados, novos chipsets, etc. E até agora é o único maker para computador em qual a batalha é em terceira pessoa.
RPG Maker XP
Essa versão possui menos opções de eventos em relação às anteriores, mas conta com um trunfo: o RGSS, que é uma linguagem de programação baseada em Ruby e editada para uso nos games. Suas capacidades são ilimitadas!! Se pode fazer outro modo de batalha, jogo estilo mário, sombras realisticas...
Além disso, essa versão suporta mais qualidade e tipos de imagem e sons. Não existe versão em português.
RPG Maker VX
O RPG Maker VX é a mais nova versão do RPG Maker anunciada para o computador. Foi lançado oficialmente dia 27 de dezembro de 2007. O novo maker tem uma interface mais simples e mais comandos pré-programados, permitindo que os usuários iniciantes criem seus jogos com maior facilidade. Além disso, a taxa de FPS é triplicada (No RPG Maker XP era 20 frames por segundo, já no VX chega até a 60 frames por segundo). A linguagem de programação continua sendo a mesma do seu antecessor, o RPG Maker XP. As maiores novidades que foram divulgadas são:
===============================RPGMaker==========================================
* Os tilesets foram divididos de acordo com o seu tipo:
o A Essa área é destinada ao tiles de terreno como: mar, solo, paredes, piso.
o B Essa área é destinada ao tiles de detalhes do terreno como: janelas, árvores, relva, ambiente.
o C Essa área é destinada ao tiles de interior como: escadas, gavetas, camas.
o D Essa área é destinada ao tiles para dugeons como: pilares, portas, estátuas para a caverna.
o E Essa área é destinada ao tiles livres para o usuário adicionar o que bem entender.
* É possível a junção de duas animações de batalhas diferentes.
* Sombra é gerada automaticamente.
* AutoTiles melhores.
* Imagem melhor do que seus antecessores.
* Mudanças nos charsets.
* Batalha retornando ao estilo em primeira pessoa.
* O fundo da batalha agora é animado.
* Maior variedade de ícones.
* Criadores automáticos de baús, não precisando mais usar switches.
* Transportes diferenciados.
* A imagem e o nome do NPC aparecem automaticamente nas falas.
* HP, MP e rosto do personagem são exibidos no menu.
* Novas músicas, sendo que algumas são do RPG Maker 2000 e 95.
* A resolução da tela será 544 x 416 pixels em 32-bit color com 60 frames por segundo.
* Possibilidade de 4 Layers(camadas)para organização de tilesets ,que veio progredindo desde o RPG Maker 2000.
Prós:
* Imagem muito melhor que nas versões anteriores
* Os tilesets são todos juntos então você não precisa fazer um mapa usando só uma pequena quantidade de tiles.
* Criar baús, portas, teleportadores e pousadas esta muito mais fácil, não precisa ficar usando switches e variáveis.
* Pode juntar dois BatlleAnimations para fazer uma magia.
* Pode-se usar música em MP3.
* O RGSS 2.
Contras:
* A batalha voltou a ser em primeira pessoa, como o Rpg Maker 2000, mas nada impede usar um script para muda-la.
* Não pode-se escolher o cenário da batalha como nas outras versões, o cenário é apenas as cores do mapa animadas. Entretanto pode-se criar scripts para isso.
* Não se pode mudar pelo database a imagem do título, do game over, a imagem do sistema, efeitos de transição e propriedades do menu, como nas outras versões.
* Não se pode usar mais que 5 tilesets.
Versões para consoles
Existem várias versões do RPG Maker lançadas para consoles, entre elas, versões para o Super Nintendo e Sony PlayStation. A mais recente versão é o RPG Maker (tsukuru) 6 (aqui no ocidente, RPG Maker 3), para o Playstation 2. Entretanto, os RPG Makers para consoles não são muito utilizados e muito pouco populares. Não faltam motivos para isso, já que a distribuição dos jogos criados é um tanto complicada. É necessária a utilização de um Dex Drive ou X-port/Shark-port ou Max Drive para mover os arquivos do Memory Card para o PC, e então serem distribuídos na internet. Também, quem estiver interessado em jogar o jogo criado, precisa ter uma cópia do RPG Maker utilizado ao criar o jogo (o que é bem difícil).
===============================RPGMaker==========================================